O Ingenio Magdalena, com sede na Guatemala, na América Central, integra a disputada lista de companhias da edição 2024 do MasterCana Award.
A sucroenergética integra a categoria Sugar Mill of the Year (usina de açúcar do ano).
Leia também:
Usinas indicadas ao MasterCana Brasil & Award
respondem por 43% da moagem de cana
Maior da Guatemala
Há mais de 40 anos atuando no setor sucroenergético, o Ingenio Magdalena é um dos maiores grupos sucroenergéticos da Guatemala.
Com capacidade de moagem de mais de 40 mil toneladas de cana por dia, produz cerca de 13 milhões de sacas de açúcar por safra.
A Magdalena é a maior usina em produção no país e, tem, também,[, uma das maiores plantas do mundo, com capacidade de produzir e refinar 500.000 toneladas de açúcar por ano.
O Ingenio Magdalena possui, também, a maior refinaria do mundo anexada à uma usina e exporta cerca de 80% da sua produção, principalmente para a Ásia.
Pioneira em geração
A usina é pioneira na geração de energia elétrica renovável na Guatemala, com capacidade instalada de geração de 220 MW.
A planta conta, também, com uma planta de biogás anexa.
Com a tecnologia S-PAA
Em 2022 o Ingenio Magdalena ingressou no grupo de usinas 4.0, integrando a tecnologia S-PAA aos seus sistemas de controle industrial.
Com isso, passou a contar com a inteligência artificial da ferramenta nas áreas de Controle de Caldeiras e Vapor e Energia.
Essa otimização em seus processos permite que a usina possa produzir até 420 mil litros de etanol por dia.
Celebração
Uma das mais tradicionais premiações do setor bioenergético, o MasterCana Brasil & Award celebra talentos locais e internacionais nas principais categorias do setor. A cerimônia de premiação do, será realizada no próximo dia 21 de outubro, a partir das 19h30, na Casa Bisutti em São Paulo – SP.