A Central Açucareira Usina Santa Maria, localizada em Porto Calvo, região norte de Alagoas, estima seguir em safra até o fim do primeiro semestre de 2025.
Quando ela começou a safra: a Santa Maria está em processo de moagem desde a primeira quinzena de setembro.
Leia também:
Renato Junqueira, da Adecoago, é o CEO of the Year do MasterCana Award
Por que é importante seguir a safra: segundo a diretoria da usina, a moagem, que deve continuar até o fim do primeiro semestre de 2025, segue gerando centenas de postos de trabalho.
Usina atende a região
Trabalhadores: a Central Açucareira Usina Santa Maria contrata trabalhadores de várias cidades vizinhas, incluindo Porto Calvo, Japaratinga, Maragogi, Jacuípe e Jundiá.
Os funcionários estão otimistas com a nova safra e aguardam um bom desempenho na produção.
Os comerciantes locais também se animam, dado o aumento nas vendas.
Saiba quem são as 30 usinas indicadas para o MasterCana Brasil & Award
Quem começou primeiro: em Alagoas, a primeira usina a dar início à safra 2024/2025 foi a Santo Antônio, localizada em São Luís do Quitunde, no dia 26 de agosto.
A região de São Luís do Quitunde ainda abriga a Usina Camaragibe, em Matriz de Camaragibe.
Moagem prevista passa de 20 milhões de toneladas
Expectativa: de acordo com o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçúcar-AL), a expectativa é que esta safra seja a melhor em uma década.
Em linha com isso, a entidade estima a possibilidade de processar até 20,8 milhões de toneladas de cana, superando a produção da safra anterior, que foi de 19,5 milhões de toneladas.
Número de usinas: Alagoas se destaca como o maior produtor de cana do Nordeste, contando atualmente com 17 usinas operacionais.