Um projeto de alcooduto privado, previsto para entrar em operação em meados de 2012, vai trazer uma mudança drástica na forma de transporte do produto no País. O projeto é do grupo Uniduto Logística, que representa 88 usinas de etanol de São Paulo responsáveis por um terço da produção nacional. A estrutura terá 570 quilômetros, que ligarão as principais regiões produtoras de São Paulo com a capital e o litoral, de onde seguirá o álcool para a exportação. O investimento é de US$ 1 bilhão e vai possibilitar o transporte de 17 bilhões de litros de álcool por ano.
Com o início do funcionamento do alcooduto, serão retirados das estradas 1,6 mil caminhões de carroceria dupla, conhecidos como “bitrem”, segundo o presidente da Uniduto, Sergio Van Klaveren. Todo o transporte de etanol, 95% do qual hoje são feitos por rodovias, deve passar para as dutovias, hidrovias e ferrovias. O álcool vai s! e beneficiar de um momento de crescimento, com uma mudança completa da matriz de transporte. A economia inicial no preço do produto será de 25%, disse ontem Klaveren, durante a 7ª Rio Pipeline Conference & Exposition, uma feira que reuniu, ontem e hoje, no Rio de janeiro, as maiores empresas brasileiras e mundiais em transporte por dutos, principalmente na área de petróleo e gás.
De acordo com o presidente da Uniduto, a tendência é aumentar a participação do Brasil neste modal, que atualmente possui 20 mil quilômetros (km) de dutos, incluindo um gasoduto, um oleoduto e um mineroduto, contra 820 mil km dos Estados Unidos e cerca de 300 mil km da Rússia.
Klaveren calcula que a economia com o óleo diesel que deixará de ser utilizado pelos caminhões chegue a 85 milhões de litros por ano. Além disso, segundo ele, a retirada de circulação dos veículos pesados vai contribuir para a manutenção das estradas e a redução do número de acidentes. O início das obras do duto es! tá previsto para meados de 2010.
Petrobras
A Petrobras também planeja operar um alcooduto que se estenderá de regiões produtoras em Goiás ao litoral do Rio de Janeiro, passando pelo Estado de São Paulo. Segundo a assessoria da estatal, o início das obras do projeto, que chegou a ser cogitado para entrar em operação ainda este ano, não tem prazo definido por questões de amadurecimento de mercado e a concessão de licenças ambientais.
Projeto de alcooduto do grupo Uniduto Logística, que representa 88 usinas de etanol e está previsto para entrar em operação em 2012, demandará investimento é de US$ 1 bilhão.