A produção sucroenergética é cada vez mais reconhecida por sua capacidade de operar em um ciclo fechado de carbono, integrando todas as áreas e subprodutos do processo canavieiro para maximizar a eficiência e a sustentabilidade.
Um dos principais focos dessa integração é a produção de biogás e biometano, que não só contribui para uma pegada de carbono mais adequada, mas também oferece um significativo incremento de receita e margem para o negócio. Essa será a temática central da palestra de Douglas Castilho Mariani, PhD e representante da Soteica, durante o 22º SINATUB Energia & Biogás, que ocorrerá no dia 18 de setembro.
Mariani destaca a importância da integração na produção sucroenergética: “A produção de biogás e biometano é uma vertente importante dessa integração, e sua operação otimizada garante além de uma pegada de carbono mais adequada às necessidades atuais, também um incremento de receita e margem para o negócio”.
Ele retornará no dia seguinte para participar do 14º SINATUB Extração & Gestão de Ativos, onde discutirá a relevância da estabilidade do balanço de energia em toda a operação de uma planta sucroenergética.
“No SINATUB, vamos falar um pouco dessas aplicações em casos reais e dos resultados obtidos”, acrescenta, enfatizando a complexidade de integrar todas as áreas e de atuar na geração de vapor com base nas necessidades do processo sem uma ferramenta de balanço e otimização online.
Os eventos ocorrerão no Centro Empresarial Zanini, em Sertãozinho-SP, e são voltados para executivos, gestores, líderes, engenheiros e técnicos envolvidos com cogeração, bioeletricidade, caldeiras e biogás.
As vagas para os cursos são limitadas, e as inscrições podem ser feitas neste link.
Serviço:
Data: 18 de setembro (quarta-feira)
Carga horária: 8 horas
14º SINATUB Extração & Gestão de Ativos
Data: 19 de setembro (quinta-feira)
Carga horária: 8 horas
Local: Centro de Eventos Zanini
Avenida Marginal João Olézio Marques,Sertãozinho, SP