Mercado

Petrobras e BB assinam convênio para financiar agricultor familiar

A Petrobras Biocombustível e o Banco do Brasil assinaram, no dia 9 deste mês, o convênio de integração – BB Convir – voltado para financiar a agricultura familiar. Cerca de 60 mil famílias de pequenos agricultores poderão ter acesso à linha de crédito. Serão destinados R$ 90 milhões ao cultivo de oleaginosas, como mamona e girassol, para a produção de biodiesel nas usinas de Quixadá (CE), Montes Claros (MG) e Candeias (BA).

Além de viabilizar condições de acesso ao crédito, por meio desta parceria firmada com o Banco do Brasil, a Petrobras Biocombustível assegura a compra da produção das oleaginosas. Na prática, o produtor terá dinheiro para investir na produção e a certeza de um comprador. A garantia de compra não é apenas para uma safra, mas para os próximos cinco anos, como prevê os contratos firmados entre a Companhia e os agricultores.

A Petrobras Biocombustível encaminhará ao Banco do Brasil a relação dos agricultores interessados no financiamento. Os procedimentos operacionais serão executados por empresas de assistência técnica e cooperativas contratadas pela Companhia e credenciadas junto ao banco. Poderão participar do convênio agricultores familiares de oito estados (Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia e Sergipe).

A Companhia garante também o fornecimento de sementes, assistência técnica e logística para transporte da produção. Os agricultores conveniados assumem o compromisso de entrega de sua produção à Petrobras Biocombustível que, por sua vez, garantirá a compra dessa produção por preço de mercado ou pelos valores estabelecidos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) caso se apresentem mais vantajosos ao produtor.

Banner Revistas Mobile