Mercado

Litro mais barato do Brasil e também o mais competitivo

Mais uma vez, Mato Grosso, um dos estados mais carentes de logística do Brasil consegue ofertar ao consumidos o litro de álcool mais barato do Brasil, deixando para trás o estado de São Paulo.

Conforme recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio no Estado é de R$ 1,21, contra média paulista de R$ 1,27.

Além do litro mais barato, comparando com os valores atuais da gasolina no varejo estadual, o combustível se torna também, o mais competitivo do País.

Conforme dados compilados pela AE-Taxas, o combustível segue competitivo no tanque dos carros flex fuel em 19 dos 27 estados brasileiros, referentes à semana terminada em 12 de setembro.

A vantagem é calculada considerando que o consumo do etanol em relação à gasolina é 30% maior e ele permanece competitivo tendo um preço até 70% do preço da gasolina.

Segundo o levantamento, os estados onde a vantagem do etanol é mais significativa são Mato Grosso (preço do etanol é 46,68% do preço da gasolina), São Paulo (54,03%), Goiás (54,42%), Paraná (54,77%), Maranhão (60,45%), Tocantins (61,66%), e Mato Grosso do Sul (62,64%). Os sete estados mais competitivos respondem por 70% do consumo de álcool do país.