Mercado

Cooperfumos inaugura indústria de biodiesel

Pequenos agricultores da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos) inauguram hoje o Centro de Formação e Produção de Alimento e Bioenergia São Francisco de Assis, em Santa Cruz do Sul. A solenidade deve contar com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, do líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana, e da prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes.

O ato marca também a inauguração da extratora de óleos vegetais e a indústria de biodiesel multióleos. A Cooperfumos poderá produzir o biocombustível necessário para consumo da cooperativa e dos agricultores. A capacidade de beneficiamento, que hoje é de mil litros por dia, passará para 5 mil litros por dia. A usina também poderá reciclar óleo de cozinha, contribuindo para o meio ambiente.

Na área cedida pela prefeitura, a Cooperfumos montou estrutura para treinamento de associados e fabricação de biodiesel. O investimento chega a R$ 5 milhões, entre recursos entre recursos próprios e linhas do governo federal. Segundo o presidente da cooperativa, Gilberto Tuhtenhagen, ainda há previsão de mais R$ 4,7 milhões para outras melhorias e instalação de mais equipamentos. No local será oferecida formação para famílias de agricultores. Os cursos, com duração média de 15 dias, ensinarão técnicas de produção consorciada de alimentos.

Banner Revistas Mobile