Gente

Presidente da NovaBio e Sindaçúcar-PE recebe medalha do Mérito Judiciário do TJPE

Renatoa Cunha é homenageado (Foto: Arthur Mota - Folha de Pernambuco)
Renatoa Cunha é homenageado (Foto: Arthur Mota - Folha de Pernambuco)

O presidente da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) e do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, foi agraciado com a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, no grau de Cavaleiro Geral. A honraria, concedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foi entregue nesta segunda-feira (19), durante cerimônia realizada na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape/TJPE), localizada na Ilha Joana Bezerra, em Recife-PE.

“Foi uma honra ser homenageado ao lado de personalidades tão ilustres que se destacaram na iniciativa privada e pública do Nordeste, especialmente em celebração dos mais de 200 anos do Tribunal de Justiça deste Estado, região cuja produção de açúcar e etanol, há séculos, colabora para o desenvolvimento do Brasil”, enfatizou Cunha.

O executivo compartilha este reconhecimento com Priscila Krause Branco, vice-governadora de Pernambuco; José Antônio Vilela, ministro do STJ; os empresários Pedro Schwambach, Rosalvo Rocha e Fernanda Dias; Julieta Grande, cônsul-geral da Argentina; o coronel Ivanildo Torres, delegado-geral da Polícia Civil; e Maristela Niz, jornalista.

Renato Cunha acumula mais de 40 anos de experiência no setor sucroenergético nacional. Além de presidir a NovaBio, que reúne 35 usinas e destilarias de etanol em 10 estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e do Sindaçúcar-PE, o executivo é vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) e da Bioenergia Brasil, que integra o segmento canavieiro nacionalmente. Membro efetivo da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool do Governo Federal, também ocupa a posição de titular do Conselho Temático da Agroindústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Renato Cunha ao lado de Eduardo Monteiro presidente do Grupo EQM (Foto: Arthur Mota – Folha de Pernambuco)

Ao longo da carreira, Renato Cunha exerceu cargos executivos em grandes empresas como os Grupos Farias e Eduardo Queiroz Monteiro. Foi gerente do Lloyds Bank PLC e participou da criação do seu setor de agribusiness em Pernambuco. Nasceu em Recife, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PIMES) da UFPE. Igualmente, Cunha tem MBA em Marketing na Fundação Getúlio Vargas/UNICAP.

Autor dos livros “A Energia Limpa do Desenvolvimento” (2006) e “Educação Executiva” (2011), recebeu por três vezes consecutivas o título “Líder do ano MasterCana no Nordeste” em premiação do Grupo Procana, responsável pelo Jornal Cana, um dos veículos de comunicação mais lidos no segmento sucroenergético brasileiro.