Com investimento de R$ 165 milhões, a Bunge inaugura hoje, no Complexo Industrial Portuário de Suape, na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, o mais moderno moinho de trigo da América do Sul. Em “operação piloto” desde o início do ano, a unidade já trabalha com capacidade de moagem de 1.950 toneladas de trigo por dia, com possibilidade de expansão para até 2,6 mil toneladas por dia.
Além do moinho, o empreendimento conta ainda com silos, com capacidade de estocagem de 50 mil toneladas de trigo, e um terminal portuário de recepção de até 800 toneladas de matéria prima por hora. Em todo o complexo, estão sendo gerados 220 empregos diretos, além de mais de mil indiretos. “Com este empreendimento, fortalecemos nossos laços com o Estado de Pernambuco e consolidamos nossa posição de liderança no mercado de trigo do Nordeste”, destaca Sérgio Waldrich, presidente da Bunge Alimentos, explicando a! inda que o Moinho de Suape está totalmente integrado às operações da Trigo Brasil, empreendimento de gestão de serviços de moagem, por ordem compartilhada e conjunta de administração operacional entre a Bunge Alimentos e a J.Macêdo.
Por esse motivo, o projeto do moinho foi desenvolvido para produção de farinha e derivados visando atender aos segmentos industrial, mercado em que a Bunge é líder, e de consumo doméstico, liderado pela J.Macêdo. As modernas condições operacionais da fábrica, que empregam tecnologia de ponta para automação industrial, além de sua localização privilegiada junto ao porto de Suape, garantem mais eficiência em todos os processos industriais, maior produtividade e, conseqüentemente, maior competitividade.
Foco no Brasil
A Bunge Alimentos está, cada vez mais, fortalecendo sua atuação nas áreas de soja, trigo e cana-de-açúcar no Brasil. Em 2009, já foram anunciadas quatro novas unidades, com investimentos da ordem de R$ 2,3 bilhões e geração! de cerca de 4 mil empregos diretos nos estados onde estão localizadas.
Além do Moinho Suape, foi inaugurada recentemente uma unidade destinada ao processamento de soja, em Nova Mutum, no Mato Grosso, com capacidade anual para processamento de 1,3 milhão de toneladas de soja. No mercado de açúcar e álcool, em que a Bunge iniciou suas atividades com a aquisição da Usina Santa Juliana, em Minas Gerais, duas novas unidades, inauguradas em breve, consolidarão a atuação da empresa nesse setor.