Açúcar e etanol

Movimento Acelera com Etanol impulsiona o uso de biocombustível em Pernambuco

Iniciativa do Sindaçúcar-PE busca promover e valorizar o etanol no estado

Movimento Acelera com Etanol impulsiona o uso de biocombustível em Pernambuco

As indústrias produtoras de etanol em Pernambuco, sob a coordenação do Sindaçúcar-PE, lançaram o movimento Acelera com Etanol, uma iniciativa inovadora com o objetivo de valorizar, informar e estimular o consumo do etanol. Este movimento destaca os benefícios do etanol como um biocombustível verde, descarbonizador, limpo e acessível, essencial para um futuro mais sustentável.

Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE, lembra que Pernambuco se destaca como o segundo maior produtor de matérias-primas destinadas ao setor sucroenergético no Norte e Nordeste. Este status faz do Estado um importante produtor de açúcar, etanol, bioeletricidade e energias de fontes hidráulicas, provenientes de pequenas centrais hidrelétricas. A força do setor sucroenergético em Pernambuco não só contribui para a economia local, mas também posiciona o Estado na liderança de iniciativas inovadoras e sustentáveis.

Cunha enfatiza que optar pelo etanol é uma escolha inteligente não só pelos benefícios ambientais, mas também pela eficiência. “Além dos benefícios ambientais, o uso do etanol melhora a potência do veículo, mantém o motor mais limpo e é um combustível acessível, considerando que somos produtores locais. O etanol é essencial para a economia brasileira, gerando sustentabilidade ambiental, emprego e renda, e preservando a cadeia produtiva”, explica.

O movimento Acelera com Etanol visa unir forças com outros movimentos para disseminar informações corretas e desmistificar o biocombustível. “Queremos levar informações seguras e baseadas em evidências para a população sobre um tema que faz parte do dia a dia de todos”, acrescenta. O movimento tem o compromisso de esclarecer a população e promover o etanol como uma alternativa viável e vantajosa.

Em Pernambuco, a última safra, encerrada em abril deste ano, resultou no processamento de mais de 14 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Essa produção gerou 292 milhões de litros de etanol e mais de 1 milhão de toneladas de açúcar. Pernambuco é também o segundo maior mercado consumidor de etanol do Norte e Nordeste, superado apenas pela Bahia. O setor gera cerca de 70 mil postos de trabalho em mais de 60 municípios pernambucanos, demonstrando a importância econômica e social da produção de etanol no Estado.