A nova diretoria e conselhos deliberativo e fiscal para o biênio 2024-2026 da UDOP foram eleitos no dia 2 de julho, durante o 17º Congresso Nacional da Bioenergia, pela Assembleia de Diretores das Associadas da entidade.
Hugo Cagno Filho, da Usina Vertente foi reeleito para o cargo de presidente da UDOP. Luís Antônio Arakaki, da Alcoeste, e Luiz Carlos Corrêa Carvalho, o Caio Carvalho, da Usina Alto Alegre, também permanecem como Diretor Secretário e Diretor Tesoureiro, respectivamente.
Na suplência da diretoria foram eleitos: Diretor Presidente Suplente, Marie Joseph Jean Gerard Lesur, da Viterra; como Diretor Secretário Suplente, Ricardo Toniello, da Virálcool; e para o cargo de Diretor Tesoureiro Suplente, Cássio Manin Paggiaro, da Santa Adélia.
O presidente da UDOP reeleito destacou em seu discurso de posse alguns feitos à frente da entidade no mandato de 2022-2024. “É uma honra poder representar nossa diretoria e todos os conselheiros dos conselhos deliberativo e fiscal nomeados e empossados nesta data. Nosso mandato se estende até julho de 2026, onde nos esforçaremos para manter nossa entidade forte e coesa, sempre atuando dentro de nossa expertise de trabalhar fortemente na capacitação e qualificação profissional de nosso setor; fomentar a pesquisa e incentivos para novas tecnologias e sistemas de produção que possam alavancar, ainda mais, o desenvolvimento de nossas associadas; além de trabalhar as questões institucionais e a comunicação do setor”.
“Nos últimos dois anos, desde que fui eleito presidente da UDOP, trabalhamos com muito afinco para manter nossa liderança no setor, conseguindo ampliar exponencialmente o número de pessoas qualificadas em nossos eventos, prova disso é o constante recorde de inscritos e participantes em nosso congresso UDOP e no Seminário de Inovações que realizamos em novembro”, destacou Hugo Cagno Filho.
Ainda em seu discurso de posse, Hugo Cagno destacou: “ampliamos o número de associadas, hoje com mais de 75 unidades sócias espalhadas por 11 estados brasileiros e ganhamos, ainda, uma associada na Argentina, ampliando nossa responsabilidade”.
Outro ponto destacado pelo presidente reeleito da UDOP, foi a ampliação do número de comitês técnicos de gestão, “importantes mecanismos de participação efetiva de nossas associadas nas decisões das demandas da UDOP. Realizamos reuniões periódicas em 11 comitês técnicos de gestão, com a participação exclusiva de nossas associadas de várias partes do Brasil e da Argentina, numa rica troca de experiências e aprendizagens”.
Conselho Deliberativo
Para o Conselho Deliberativo foram eleitos: Dario Costa Gaeta, Grupo Atvos; Alex de Sousa Pupin, Usina Lins; Gustavo Henrique Rodrigues, Clealco. Na suplência do Conselho Deliberativo foram eleitos: Sérgio Luiz Selegato, da Pedra Agroindustrial; Bertholdino Apolonio Teixeira Júnior, da Coruripe; e Ricardo Martins Junqueira, da Diana Bioenergia.
Conselho Fiscal
Para o Conselho Fiscal foram eleitos: Cintia Cristina Ticianelli, da Agro Serra; Roberto Holland Filho, Usina São José da Estiva; e Newton Antonio Chucri, Da Usina Da Mata. Na suplência do Conselho Fiscal foram eleitos: Newton Cesar Santana, da Bevap; Paulo Meneguetti, da Santa Terezinha; e José Fernando Mazuca Filho, Uisa.