A Brigada contra Incêndios da Usina São José da Estiva participou de mais um treinamento realizado na empresa. O sargento Airton Alves, do Corpo de Bombeiros de Novo Horizonte e instrutor da Brigada, abordou o conteúdo com teoria e prática apoiado pela equipe de Segurança do Trabalho.
Manoel Gandini, técnico em Segurança do Trabalho, explica que o treinamento é parte da preparação dos brigadistas, atendendo o que determina a Norma Regulamentadora NR 23, que trata da proteção contra incêndios, e também à Instrução Normativa IT 17, publicada em 2019 Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
“A razão principal deste treinamento, no entanto, é a capacitação dos nossos brigadistas para que, em caso de necessidade, saibam agir de forma rápida e eficiente”, apontou.
As ações práticas, realizadas no Centro de Treinamento da Brigada, buscaram reproduzir o trabalho dos brigadistas numa situação de incêndio, inclusive com a retirada de vítima de ambiente confinado e em chamas. “Reproduzimos as variantes possíveis numa situação real e como os brigadistas devem agir”, explicou.
“O comprometimento e a interação do grupo foram fundamentais para o sucesso do treinamento, superando nossas expectativas”, afirmou Manoel.