Uma das referências na América Latina no desenvolvimento de tecnologia de aplicação e segurança nas operações com agroquímicos, o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), firmou recentemente uma parceria com a Coopercitrus. A cooperativa sediada em Bebedouro e o órgão, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, unem esforços para levar a pequenas e médias propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones.
O programa será lançado nesta quinta-feira, 2 de maio, às 15h, no estande do Programa Aplique Bem, na área temática do IAC – Instituto Agronômico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. Na ocasião, estarão presentes o secretário de Agricultura de SP, Guilherme Piai Filizzola e o coordenador do Drones SP, pesquisador científico Hamilton Ramos, além de representantes porta-vozes Coopercitrus.
O Centro de Engenharia e Automação do IAC é parte da história da modernização da agricultura brasileira. Em uma área de 110 mil m², ao pé da Serra do Japi, desenvolve pesquisas e presta serviços nas áreas de mecanização, agricultura regenerativa, meio ambiente e segurança no manuseio de agroquímicos. Conduz, hoje, mais de 30 projetos de ponta nas culturas de uva, cana-de-açúcar, agricultura por imagem e tecnologia de aplicação de agroquímicos.
Sediada no município paulista de Bebedouro, a Coopercitrus é a principal cooperativa do Estado de São Paulo na área de comercialização de insumos, máquinas e implementos agrícolas, e também uma das maiores do Brasil. Conta com mais de 60 filiais, apoio técnico e estruturas para atendimento nas diferentes culturas agrícolas, nos estados de SP, MG e GO. A carteira de associados da Coopercitrus reúne hoje mais de 35 mil agropecuaristas.