A marca União, que pertence à Copersucar, está em negociação. O grupo Nova América informou, por meio de um comunicado, que “vem mantendo tratativas com a Copersucar para aquisição da marca União e que as negociações estão em curso e não há nada de concreto até o presente momento”. A Copersucar nega a informação.
Tradicional e marca líder no varejo com açúcar refinado, a marca União foi adquirida em 1973 pela Copersucar, que iniciava naquela época sua expansão no varejo no país. Segundo fontes do mercado, a marca está sendo negociada por US$ 100 milhões. As mesmas fontes afirmaram que se a Nova América não conseguir concretizar a compra, um consórcio de usinas poderá ser fito para a compra da marca.
O grupo Cosan negou que estaria participando desse consórcio. A empresa informou que está investindo pesado na marca Da Barra, com novos produtos no varejo. Neste ano, o grupo Cosan investiu R$ 12 milhões para aumentar o portfólio de produtos da marca Da Barra para expandir em vendas.
O grupo Nova América, com faturamento estimado em R$ 800 milhões em 2004, tem três importantes negócios: açúcar, suco de laranja e terminal portuário. Desde o último dia 15, as empresas do Grupo Nova América unificaram suas razões sociais, passando a chamar Nova América S.A. De acordo com o Grupo, o objetivo da mudança é criar uma identidade única das empresas e facilitar o contato com o público.
No Centro-Sul do país, a União tem outras cinco fortes concorrentes: Da Barra, Caravelas, Dolce, Guarani e Diana. No varejo, o mercado de açúcar movimentou R$ 2,28 bilhões em 2003, com 1,99 milhões de toneladas em volume.