O Plano Agrícola e Pecuário de 2009/10 que estará sendo anunciado hoje à tarde, pelo presidente Lula, em Londrina no Paraná, prevê que o Programa de Subvenção ao Seguro Rural (PSR) terá orçamento de R$ 182 milhões em 2009. Para atender à demanda apresentada pelas seguradoras, o governo federal está propondo ao Congresso Nacional a elevação deste valor para R$ 273 milhões.
Esses recursos possibilitarão o atendimento a 90 mil produtores e cobertura de 8,1 milhões de hectares, quase o dobro do verificado em 2008.
Para ter acesso ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e ao Proagro Mais, o produtor precisa observar as recomendações do zoneamento agrícola de risco climático, que busca minimizar os riscos de perdas nas lavouras ocasionadas por problemas climáticos.
Para a safra 2009/2010, o Mapa aumentará de 25 para 39 o número de cultur as contempladas pelo zoneamento agrícola de risco climático. Além de culturas regionais, o governo dá prioridade a novas culturas com potencial para a produção de biocombustíveis, conforme os objetivos do Plano Nacional de Bioenergia. As informações são do Mapa.