Novos procedimentos para testar a qualidade do etanol comercializado no País, desenvolvidos com a participação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), acabam de ser divulgadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). As duas normas disciplinadoras – ABNT NBR 5992 e ABNT NBR 15639 – determinam a massa específica e o teor alcoólico do combustível por meio do uso de um densímetro de vidro ou eletrônico e já estão disponíveis na entidade em formato CD-ROM, acompanhadas de software desenvolvido com o patrocínio da UNICA.
O objetivo da ABNT é criar parâmetros técnicos para analisar a qualidade do combustível, dentro dos padrões definidos pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais. As duas normas foram atualizadas pela Comissão de Estudo Especial de Álcool Combustível da ABNT, criada para cuidar da normalização deste produto no que se refere à terminologia, requisitos e métodos de ensaio.
Para assegurar maior eficiência e facilitar o trabalho de usinas e distribuidoras, foi contratada uma empresa de Piracicaba a GATEC para desenvolver um software capaz de gerar as tabelas alcoométricas do produto poucos minutos após o fornecimento de informações básicas, informa José Felix Silva Junior, coordenador da Comissão e consultor da UNICA.
As duas normas já se encontram disponíveis para compra em meio digital e nos postos de venda da ABNT. Além dos procedimentos, o software calcula a massa específica, o teor alcoólico e o fator de correção de volume. Ele permite ainda gerar tabelas em diferentes faixas de massas específicas e temperaturas desejadas pelos usuários. A publicação das normas e tabelas neste formato demonstra claramente o avanço da ABNT no atendimento às necessidades da comunidade técnico-científica, diz Felix.
Segundo ele, na fase inicial o trabalho da Comissão de Estudo Especial de Álcool Combustível foi focado na atualização das normas brasileiras, de acordo com as recomendações da ANP – Agência Nacional de Petróleo. A partir deste ano, estes especialistas vão se debruçar na padronização dos procedimentos relacionados ao comércio internacional do combustível.
A ABNT representa no Brasil as seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Comission); além das entidades de normalização regional COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).
As informações partem da assessoria da Unica.