O crescimento vertiginoso do setor sucroalcooleiro no País está propiciando a criação de muitos novos negócios. O mais recente deles foi anunciado pela companhia curitibana Ouro Verde Transporte e Locação: o aluguel de colheitadeiras de cana- de – açúcar, equipamentos que custam ao redor de R$ 1 milhão a unidade e estão tendo grande procura, tanto pela falta de mão-de-obra em várias regiões produtoras do País, como pelas novas restrições ambientais que estão eliminando a colheita manual da cana com a utilização de queimadas.
“A nossa percepção é a de fazer a locação de pelo menos 70 equipamentos para as safras entre 2009 e 2010”, disse Adão de Oliveira, gestor de negócios da Ouro Verde, empresa que é líder no setor de movimentação de produtos químicos, mas possui uma grande divisão de locação de equipamentos como caminhões pesados e extrapesados, tratores e empilhadeiras.
E foi justamente para atender a necessidade de clientes do setor sucroalcooleiro que a empresa resolveu entrar no setor: “A Ouro Verde já faz a locação de caminhões para usinas como a Santa Elisa e a Luis Dreyfuss há alguns anos e, desse relacionamento, surgiram informações sobre essa nova oportunidade de mercado. E eles são os nosso primeiros clientes”, completa Adão de Oliveira. Numa primeira operação que acabou de ser fechada, a Dreyfuss locou sete unidades, quatro para operar no Mato Grosso e três em Minas Gerais, enquanto a Santa Elisa alugou um lote de seis unidades. Todos os equipamentos são da marca Case IH.
“Neste momento em que as empresas estão com seus limites de operações de empréstimos bancários quase totalmente tomados, é muito vantajoso não fazer imobilizações em equipamentos como as colheitadeiras de cana- de – açúcar e usar esse limite em outra área”, diz o superintendente da Ouro Verde, Karlis Jonatan Kruklis.
“Depois, nosso negócio é o aluguel corporativo com contratos de cinco anos, em que nós fornecemos toda a manutenção e o equipamento fica em poder do cliente durante o ano inteiro. E a cada cinco anos nós trocamos a máquina antiga por uma nova”, acrescenta.
O setor de locação da Ouro Verde é responsável por metade do faturamento de mais de R$ 300 milhões obtido pela empresa em 2007. Esse tipo de operação começou mais forte há cerca de cinco anos e a empresa já acumula cerca de 600 equipamentos alugados, quase todos no setor sucroalcooleiro. “Há todo um setor em crescimento que poderemos atender: em 2006 foram comercializadas 313 colheitadeiras e em 2007 foram 650. Há 376 usinas em operação no País e devem ser inauguradas mais 33 em 2008. Entre 2009 e 2011, prevê-se a entrada em operação de outras 138 novas usinas. Nós temos um estudo que diz que o setor deve crescer 790% até 2020”, finaliza o gestor de negócios Adão de Oliveira