Mercado

Gerdau estuda a construção de usina na Espanha

De acordo com a companhia, a usina tem capacidade de produção estimada de até 1 milhão de toneladas anuais de barras de reforço de aço, que deverão ser destinadas ao setor espanhol de construção civil. Cerca de 500 novos empregos poderão ser gerados.

Atualmente, a Gerdau fabrica produtos especiais de aço apenas para o setor automotivo na Espanha, por meio de sua participação de 40% na Corp. Sidenor SA, maior fabricante espanhola de aços longos especiais e de peças forjadas e fundidas, adquirida em 2005.

Em 2006, a Sidenor alcançou um acordo definitivo com a CIE Automotive para a aquisição da totalidade das ações de emissão da subsidiária GSB Acero. A GSB produz aproximadamente 200 mil toneladas de aços especiais por ano.

Segundo a empresa, o projeto da nova usina ainda está em fase de estudos e preferiu não fornecer detalhes adicionais sobre a localização, o valor e a data de entrada em operação da unidade.

A produção total de aço bruto da siderúrgica brasileira cresceu 25% em relação a 12 meses antes, para 5,1 milhões de toneladas no primeiro trimestre, após a empresa ter feito aquisições nos Estados Unidos, México, Venezuela e América Central, além de se expandir no Brasil.

O presidente da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, declarou este mês que não haveria uma desaceleração do plano de internacionalização da companhia, porém, novos investimentos seriam estudados com mais cuidado.