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Etanol e emissões evitadas

De Roma a assessoria do presidente da República solicita informações sobre emissões de gás carbônico evitadas pelo uso do etanol combustível. O presidente Lula queria usar a informação em seu discurso na FAO. Só que 11 horas do Brasil significam 16 horas em Roma, logo a informação era para ontem! De alguma maneira estava acostumado, pois fato semelhante havia ocorrido anteriormente, às vésperas de outra reunião de uma organização internacional. Mas valeu o exercício, porque às vezes não nos damos conta do potencial de nossas tecnologias limpas.

Emissão/absorção

Baseei os cálculos e a análise em estudo da Unicamp, o qual demonstrou que, ao longo de todo o seu ciclo de vida (da formação da muda de cana até a queima do etanol no motor do veículo), ocorre uma emissão líquida de 309 kg/1.000 L de etanol. Durante o ciclo, existe uma absorção/fixação de 7.464 kg CO2 / 1.000L contra uma emissão de 7.773 kg CO2 / 1.000 L de etanol. A emissão líquida de CO2 da gasolina, desde a extração do petróleo até a queima no motor dos veículos é de 3.368 kg / 1.000 L. Utilizando o banco de dados da ANP, verificamos que, nos últimos cinco anos, o Brasil evitou emissões de 195 milhões de toneladas de CO2, devido ao uso de etanol em veículos a álcool ou flex fuel, e à mistura de 25% de etanol na gasolina C. Caso o Brasil tivesse substituído toda a sua frota de veículos leves por veículos que operassem exclusivamente com etanol hidratado, as emissões evitadas teriam alcançado 501 milhões de toneladas de CO2, no mesmo período.

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Veículos parados

Pela relação de emissões entre álcool e gasolina, cada veículo que roda movido a etanol combustível, significa, em termos de emissão de CO2, o equivalente a que 5,6 carros movidos a gasolina não rodem nas ruas ou estradas. Observa-se, também, que apenas as emissões evitadas com o uso de etanol no Brasil, em 2008, equivalem a 142% das emissões veiculares de CO2 na Espanha (2003) ou 73% das emissões observadas na Itália. Caso toda a frota brasileira fosse movida a etanol, as emissões evitadas equivaleriam a 300% das emissões da Espanha, 54% das emissões da Itália ou 121% das emissões do Reino Unido, observadas em 2003, pelo uso de gasolina em veículos leves. A dureza de Lula, enfiando estes e outros números goela abaixo de protecionistas e poluidores do Primeiro Mundo, compensou ficar sem almoço na segunda!