As ações da empresa australiana Eromanga Hydrocarbons dispararam 82,76% na Bolsa de Sydney hoje, com o pesado volume de 22,9 milhões de ações negociadas, após notícias de que a empresa teria descoberto petróleo no Brasil, entre Sergipe e Alagoas.
De acordo com a agência Dow Jones, amostras de petróleo teriam sido encontradas num intervalo de 111 metros no poço 1-Nord-1-SE da Bacia de Sergipe-Alagoas. A Eromanga tem 40% da área de exploração, com os 60% restantes sob controle da Gávea Oil & Gas, empresa pertencente ao fundo Gávea.
A Gávea Oil & Gas adquiriu na 7ª Rodada da Agência Nacional de Petróleo (ANP) a concessão dos blocos terrestres 330, 430 e 438. Segundo a empresa, os blocos da Bacia de Sergipe-Alagoas têm todos área aproximada de 30 quilômetros quadrados, estando o bloco 330 mais ao norte do Estado de Sergipe. Segundo o site da Eromanga, em fevereiro houve uma descoberta no poço PTA-3 e seria feita uma reentrada neste poço para estabelecer seu potencial de comercialização.
O site tradingmarkets.com informou que a reentrada no poço PTA-3 atingiu uma profundidade de 660 metros após ter encontrado indício de gás a 171 metros e fluxo de petróleo a 295 metros. Nesta última profundidade, foram recuperados 283 barris de petróleo bruto, segundo o site.
“Este é um resultado muito positivo, que parece possibilitar finalização e testes para determinar se pode ser atingida a produção comercial”, disse o presidente e executivo-chefe (CEO) da Eromanga, Phill Galloway, ao tradingmarkets.com. Além da Bacia de Sergipe-Alagoas, a Eromanga participa da exploração de petróleo nas bacias do Recôncavo e de São Francisco.