Mercado

Embrapa apresenta novas cultivares na Agrishow 2008

A primeira cultivar de bananeira protegida no Brasil, a BRS Conquista, resistente ao Mal do Panamá, da Sigatoka Amarela e da Sigatoka Negra, pela unidade de ransferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na Agrishow Ribeirão Preto 2008, que termina neste sábado (3).

Além da bananeira, a Embrapa mostrará as novas variedades de maracujá azedo e ornamental, com lançamento previsto no mercado para maio e setembro. Outra novidade da Embrapa para o público do Agrishow são três variedades de tangerina: a Clemenules (própria para exportação), a Nova e a Satsuma (originária do Japão, precoce e tolerante ao frio). Semente, muda, fruto e óleo de dendê, além do biodiesel feito a partir da oleaginosa, também serão mostrados na feira.

De acordo com o gerente do escritório de negócios da Embrapa de Campinhas, Edison Bolson, o objetivo da exposição é atender as necessidades e demandas dos produtores. “A Embrapa desenvolve cultivares e mantém estoques de sementes genéticas e básicas, visando apoiar o desenvolvimento da indústria de sementes, no sentido de preservar, com equilíbrio, esta atividade, ampliando a competitividade da atividade agrícola brasileira”, ressaltou.

Durante o evento a Embrapa apresentará também novas variedades de maçã, soja e forrageiras recomendadas para a região de Ribeirão Preto. Será lançado ainda um catálogo de produtos e serviços a apresentada a nova página na Internet, com informações sobre uvas livres de viroses desenvolvidas pela empresa.