O trabalho que a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) realiza para o desenvolvimento de tecnologias de produção de biocombustíveis é uma das pautas da visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, a Belo Horizonte, na quinta-feira (10), a partir das 9h30. O ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende conhecerá o Laboratório de Emissões Veiculares e o Laboratório de Biocombustíveis da instituição, acompanhado do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), Alberto Portugal, e do presidente da Fundação Cetec, Alfredo Gontijo de Oliveira.
Para Alfredo de Oliveira, a visita do ministro à instituição demonstra a relevância que a fundação possui em nível federal. Segundo ele, “a visita do ministro Sérgio Rezende é estratégica e muito importante em nosso processo de reestruturação. Queremos estreitar laços com o ministério, especialmente com relação ao Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Queremos ser uma das instituições estaduais a cumprir a missão de promover o desenvolvimento e a inovação. A meta é transformar o Cetec no espaço governamental de promoção da incubação da inovação, ou seja, o local usado pelas empresas para aumentarem sua competitividade”.
O Laboratório de Emissões Veiculares realiza ensaios qualitativos e quantitativos para medição das emissões de escapamento em dinamômetro de rolos e análises das emissões evaporativas de veículos em câmara selada. Nesse laboratório, a principal demanda dos clientes do Cetec é homologar veículos de montadoras quanto ao que estabelece o Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). As análises da Fundação Cetec informam se o veículo está ou não dentro das normas ambientais de circulação. Testes com biocombustíveis também são feitos nessa instalação.
Biocombustível – O Laboratório de Biocombustíveis produz o combustível utilizado nos testes em motores e de emissão veicular realizados pelo Cetec. Esta planta piloto possui capacidade de produção de biodiesel de 1.000 litros/dia. O biodiesel é produzido a partir do etanol, pela via etílica, o que gera melhores rendimentos e qualidade do combustível produzido. Também são realizadas pesquisas para produção de biocombustível usando como matéria prima girassol, amendoim, soja, algodão, mamona e babaçu. O laboratório foi montado com recursos de R$ 1,3 milhão provenientes da Cemig, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
O ministro também visitará o campus da UFMG e o Centro de Microscopia Eletrônica da universidade. Depois do almoço, ele inaugura a Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos (UPPR) para medicina nuclear no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN).