A venda de carros de passeio e comerciais e leves novos registrou aumento de de 31,7% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados que serão divulgados hoje pela Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores).
Dados consolidados pelo setor apontam que no primeiro trimestre deste ano foram comercializados 617.246 veículos de passeio e comerciais leves contra 468.613 em igual período do ano passado.
No mês março deste ano foram comercializados 220.829 veículos de passeio e comerciais leves contra 183.682 em março de 2007, o que representa um crescimento de 20,2%.
Na comparação entre fevereiro e março deste ano, a venda de carros registrou aumento médio de 15% de um mês para outro.
Segundo as revendedoras, o mercado de automóveis iniciou o ano bastante aquecido e a previsão é que deve aumentar ainda mais a procura por modelos novos e semi-novos nos próximos meses.”Estamos passando por um período muito bom, com bastante procura por modelos novos e semi-novos”, afirmou a gerente de vendas da Veibras, Viviane Baptista da Silveira.
A Fiat liderou o ranking de vendas no trimestre, com a comercialização de 155.689 carros nesses dois segmentos, seguida pela Volksvagen, com 139.793, General Motors, com 135.619, e Ford, com 56.005.
Também em março a liderança de vendas foi da Fiat, com 56.554 unidades comercializadas nos dois segmentos, seguida pela Volks, com 50.401, General Motors, com 45.949 e Ford, com 19.399.
PREFERÊNCIA – Dados das montadoras revelam que o brasileiro definitivamente aderiu ao carro biocombustível, o chamado flex. Atualmente, a indústria automobilística produz 56 modelos de veículos flex. Em 2003, quando teve início a produção seriada de automóveis biocombustíveis, apenas nove modelos eram fabricados.
No ano passado, os carros flex responderam por 86% das vendas do setor. Foram comercializados cerca de 2 milhões de unidades. Em 2003, o modelo atingiu 50 mil unidades vendidas.
Já com relação ao modelo do veículo, o Gol, produzido pela Volks na unidade de Taubaté, continua líder do mercado nacional, posto que mantém por 21 anos consecutivos.
Segundo a montadora, em março, a comercialização do modelo bateu recorde dos últimos cinco anos. Foram vendidas 25.910 unidades, o que representa 14,2% das vendas totais de carros de passeio.
No primeiro trimestre do ano, o Gol atingiu a marca de 66.858 unidades vendidas, com uma participação de 13,1% no mercado.
O segundo modelo mais procurado pela população é o Pálio, da Fiat, que registrou 18.011 unidades comercializadas em março, abocanhando uma fatia de 9,9% do mercado. No primeiro trimestre foram comercializadas 50.975 unidades.
RANKING – Os dados das montadoras revelam que São José dos Campos ocupa a terceira posição no ranking das cidades do interior do Estado onde se vende mais carros novos.
No primeiro trimestre deste ano, foram comercializados na cidade 3.537 veículos. O ranking é liderado por Campinas, com 9.499 unidades comercializadas no período, seguida por Ribeirão Preto, com 6.322.
Taubaté ocupa o décimo lugar no ranking, com 1.463 unidades vendidas. Jacareí aparece em 28ª, com 579 carros comercializados.
Para atender a demanda crescente do mercado, as montadoras tem procurado ampliar a produção. A GM, por exemplo, levou para a sua unidade de São Caetano do Sul os 500 postos de trabalho que seriam abertos na fábrica de São José.
A Volks planeja aumentar até o final de maio a cadência do setor produtivo para passar a fabricar 1.100 carros por dia. A produção atual é de 1.050.