Mercado

Unoeste dicute políticas públicas do setor sucroalcooleiro

A 3ª Jornada do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da Unoeste traz para o evento, que será realizado entre os dias 17 e 20 de março, o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura e Abastecimento, Manoel Vicente Fernandes Bertone.

As palestras serão realizadas a partir das 19h, no Anfiteatro B-1, Bloco B-3, no campus II da Unoeste. O secretário participará no dia 20, encerrando o evento.

A jornada vai abordar o “Panorama das unidades industriais e políticas públicas do setor agroenergético” e tem como público-alvo os acadêmicos, profissionais da área, usineiros e pessoas interessadas no setor, e procura discutir sobre as políticas públicas referentes à cana-de-açúcar, álcool, biodiesel e açúcar.

Para o coordenador do curso, Hermann Bremer Neto, a visita de Bertone contribui em muitos aspectos: “Além de ser uma oportunidade para visitar nossa região e conhecer os nossos anseios, é também um ótimo momento para debater sobre as políticas públicas como exportação, questões logísticas e principalmente sobre a cana-de-açúcar que movimenta nossa economia”.

Hermann acrescenta que o objetivo da Jornada é discutir questões regionais e promover uma aproximação com as usinas que são os empregadores dos alunos.

Manoel Vicente Fernandes Bertone foi nomeado, no ano passado, pela ministra de estado Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi diretor superintendente do Conselho Nacional do Café, membro da comissão técnica do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, membro do Comitê Brasileiro do Café, representou o cafeicultor brasileiro na discussão do Código de Conduta para a comunidade cafeeira, integrou a Câmara de Café da Bolsa Mercantil e de Frutos, entre outros.

Na programação ainda consta a participação do diretor industrial de Divisão e Biodisel do Grupo Bertin, César Augusto Modesto de Abreu; do diretor agrícola da Usina Laguna, Werner Semmelroth; da gerente de RH da Decasa, Josiane Pagotto Prudêncio; do diretor administrativo da Usina Alto Alegre, Marcelo Tenório de Freitas; da gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Nova América (Agroenergia), Ana Rosa Girardi; além de Lamartine Navarro Neto, diretor executivo da ETH Bioenergia; Rosário Scervino Neto, gerente coorporativo da Granol; Serafim Antônio Neto, presidente da Bioenergia do Brasil e Natal Montanher, supervisor de produção da Usina Dracena.