A constatação do crescimento em mais de 20% ao ano do mercado de produtos orgânicos no mundo pode ser comprovada pelo número de interessados que visitaram o estande da Cooperagrepa, no segundo dia de participação do Brasil na Foodex, na cidade de Chiba, Japão. Empresários do setor de alimentos de vários países da Ásia buscaram informações e demonstraram total interesse em importar açúcar mascavo e melado, produtos considerados inovadores nestes mercados.
“Esta é a nossa primeira participação em feira na Ásia e está sendo muito positiva. Estamos surpresos com a demanda. Viemos para saber qual seriam nossas possibilidades e estamos comprovando que elas são muito grandes. Nosso foco é o mercado externo, que busca e valoriza produtos orgânicos, e a reação dos asiáticos não está sendo diferente dos europeus, ou seja, o consumidor do mundo inteiro quer produtos saudáveis”, comemora a gerente de marketing da cooperativa, Gelsi Rosa Siviero. Para ela, o trabalho agora é voltar com todas as informações e contatos e preparar os produtores para aumentarem a produção, com as adequações necessárias, porque os pedidos são de grandes quantidades.
“Só hoje quatro grandes empresas coreanas estiveram aqui, com interesse em compras, sendo que uma delas queria 20 containers de açúcar mascavo. A Foodex é uma vitrine dos negócios do setor de alimentos do mundo e estar aqui nos possibilita fazer comparações, aprender com consumidores exigentes como os japoneses”, acrescenta a gerente com uma sólida visão de futuro: “ creio que já estamos com um pé na Ásia”.