O diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, foi destituído do cargo. Ele deverá a ocupar a partir de agora a diretoria financeira da BR Distribuidora, segundo decisão tomada hoje pelo conselho de administração da estatal.
O anúncio foi feito oficialmente pelo diretor financeiro da empresa, Almir Barbassa. Para o lugar de Cerveró foi nomeado o atual gerente de implementação de empreendimentos da área de Exploração e Produção da companhia, Jorge Luiz Zelada.
Barbassa desconversou ao ser indagado sobre o “padrinho político” que havia sugerido o nome de Zelada para o cargo e destacou que o novo diretor, formado em engenharia eletrônica, está na empresa desde 1980 e passou por várias áreas da companhia. “Por sua experiência, está habilitado a ocupar esta cadeira”, afirmou.
De acordo com Barbassa, o conselho de administração também aprovou a criação de uma empresa subsidiária que deverá cuidar dos assuntos relacionados aos biocombustíveis. Ainda não está definido, segundo ele, quem ficará à frente da empresa.
A expectativa é que a companhia esteja constituída em cerca de três meses. Além das unidades de produção de biodiesel de propriedade da Petrobras, a nova empresa também deverá cuidar dos ativos na área de etanol e ainda tratar da futura logística de exportação e comercialização do álcool.
Antes mesmo de anunciada a mudança na diretoria já circulavam no mercado rumores sobre a criação da empresa destinada aos biocombustíveis. Entre os nomes cotados para dirigi-la estavam o do próprio Cerveró e também do ex-gerente de refino da estatal, Alan Kardec, hoje assessor da presidência para assuntos ligados ao setor de biocombustíveis.
Kardec havia sido destituído do cargo pelo atual diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa. Havia expectativa de que Costa fosse indicado para a área de Exploração e Produção, mas a mudança não foi efetivada hoje.