A Delegação Comercial Holandesa no Recife planeja apoiar o comércio de biocombustíveis entre Pernambuco, a Holanda e a União Européia (UE). Para isso realizará, em 13 março, um evento sobre as demandas do bloco econômico pelo etanol. O parlamentar holandês Win Van Velzen, especialista em Energias Renováveis e membro do parlamento da UE, fará palestra sobre o comércio de etanol para o bloco. O evento faz parte da agenda da delegação holandesa para 2008, que contará, inclusive, com uma contra-missão empresarial, com a visita de empresários holandeses a Pernambuco, em continuidade à missão pernambucana à Holanda em novembro.
O presidente do Sindicato do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, lembrou que, hoje, o Estado não exporta para a União Européia, mas que é um mercado em potencial. “As leis sobre etanol da UE são optativas, não obrigam a importação. O bloco precisa reduzir tarifas de importação”, comentou. Mas, para Cunha, a presença do representante holandês em Pernambuco é importante. “Ele vai receber informações sobre a produção do Estado e do Nordeste e a garantia de que podemos ser fornecedores contínuos do combustível”, comentou.
Pernambuco deve produzir 390 milhões de litros de etanol na safra 2007/2008 e, o Nordeste, 1,9 bilhão de litros. Cunha lembrou, ainda, que o Porto de Suape, que possui capacidade para armazenar 400 milhões de litros de combustível, pode ser o ponto de escoamento do etanol nordestino para a Europa.