Mercado

Cuba e Venezuela assinam novos projetos de cooperação

“A relação Venezuela-Cuba foi o motor impulsor para a integração latino-americana”, assegurou Martha Lomas, ministra para o Investimento Estrangeiro e a Colaboração Econômica, na cerimônia de assinatura de documentos para a 8ª Comissão Mista do Convênio de Cooperação Integral entre ambos os países, realizada em 17 de janeiro nesta capital.

Os documentos foram assinados pelo ministro venezuelano, Rafael Ramírz, e pela ministra cubana, Martha Lomas.

A ministra cubana precisou que não só é assinar documentos, mas também concretizá-los e, nesse sentido, destacou os progressos desta colaboração que hoje abrange praticamente todas as esferas socioeconômicas, especialmente, os setores da Saúde, Educação, Esporte, Energia e Agricultura.

Em declarações à imprensa cubana, a misnistra Lomas informou que como parte dos crescentes laços de intercâmbio foram criadas entre ambas as nações 26 empresas mistas e outras 10 se encontram na fase final de negociação.

Nesta oportunidade foram apresentados 76 projetos — fundamentalmente os que se referem à agroindústria açucareira e seus derivados — com um montante de mais de US$1,35 bilhões a cargo de 18 ministérios venezuelanos e 21 cubanos e com a participação de mais de 60 instituições executoras dos dois países.

O ministro do Poder Popular para Energia e Petróleo e presidente da PDVSA, Rafael Ramírez, assinante do documento em representação do governo bolivariano, destacou o trabalho da Comissão Mista e qualificou o intercâmbio cubano-venezuelano como “cooperação entre revolucionários”.

À cerimônia assisitiram, além disso, o embaixador cubano em Caracas, Germán Sánchez Otero e o coordenador do convênio Cuba-Venezuela, Ammar Jabour, assim como outros funcionários de ambos os países. (Juan Antonio Borrego)

Banner Revistas Mobile