Mercado

Preço do álcool cai nas usinas paulistas

O preço do álcool vem recuando nas usinas de São Paulo. Na primeira semana do ano, atingiu, em plena entressafra, os valores nominais mais baixos no período desde 2004. Mas a queda não deverá ser sentida pelos consumidores.

Segundo os indicadores do Cepea, da Esalq-USP, o álcool anidro registrou queda de 0,93% na primeira semana do ano, em relação à semana anterior. Com isso, o preço médio ficou em R$ 0,82621. Já o hidratado recuou 0,53% o litro a R$ 0,73306.

Para o diretor regional da Unica, Sérgio Prado, a queda reflete processo natural de acomodação do mercado. “Em outubro, houve explosão de consumo, com recorde de 1,5 bilhão de litros no país, o que puxou os preços e deve ter levado as distribuidoras a antecipar as compras por conta da proximidade da entressafra”.

Ele afirma que o setor tem um patamar de consumo regulado pelo carro flex, que hoje representa mais de 80% da frota. “O produto não pode deixar de ser competitivo, senão o consumidor troca de combustível”.

Foi justamente essa possibilidade de optar por um ou outro combustível que levou a comerciante Sônia Maria Siufi a comprar um carro total flex. “Subiu o preço a gente troca de combustível. O importante é pagar mais barato”, diz. (Valeska Mateus)