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Escolas contam ciclo da cana

Fortaleza. Onze estabelecimentos de ensino na região da Ibiapaba estão inscritos para a segunda fase do concurso “História dos Engenhos da Ibiapaba”. A proposta é fazer com que seja elaborada a melhor pesquisa e exposição sobre o período do ciclo da Cana-de-Açúcar no Brasil e suas principais características numa das regiões historicamente mais ricas do Estado do Ceará. A iniciativa é da organização do Festival “Mel, Chorinho e Cachaça”, como parte da proposta de integração entre a comunidade daquela região e a sua história.

A premiação para os alunos que apresentarem a melhor pesquisa e montar a exposição mais completa sobre o período da cana-de-açúcar será uma viagem ao município de Nazaré da Mata, em Pernambuco, onde os alunos vencedores conhecerão a famosa “Rota dos Engenhos”. A próxima fase do concurso será com a entrega das pesquisas que deverão acontecer até o dia 28 de março de 2008. Ao todo, cinco municípios participam do concurso: Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ipú e Ibiapina.

O objetivo do concurso é incentivar os alunos a descobrirem e conhecerem ainda mais a história da economia canavieira da região e, a partir desta pesquisa, descobrir instrumentos que possam ser expostos durante o festival “Mel, Chorinho e Cachaça” e posteriormente suscitar a criação de um museu da cana-de-açúcar na localidade. Participarão da segunda fase do concurso, que inclui a pesquisa sobre a história dos engenhos da Ibiapaba, as seguintes escolas: Irmã Lins, Doutor Júlio de Carvalho, Deputado Manoel Rodrigues, Tancredo Nunes de Menezes, Monsenhor Aguiar, Grijalva Costa, Flávio Ribeiro Lima, Governador Waldemar Alcântara, Delmiro Gouveia, Auton Aragão e Monsenhor Melo.

Para a gerente do Sebrae na Ibiapaba, Rebeca Alcântara, o concurso é uma oportunidade única para que os alunos participem de um aprendizado construído a partir de uma pesquisa de campo sobre a história do próprio local onde vivem e de onde vieram seus antepassados. “Esse trabalho trará resultados significativos para a Ibiapaba e para o processo pedagógico dos alunos”, acrescentou. A iniciativa do concurso foi uma idéia da organização do festival, a Letra Viva Comunicação, que em parceria com a Coordenação Geral de Desenvolvimento de Educação da Ibiapaba (Credes 5), levou adiante a proposta de integrar a comunidade e sua história, por intermédio dos alunos das escolas públicas da região.