Mercado

Brasil participa de evento internacional de açúcar e etanol

O secretário de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Manoel Vicente Bertone, e o diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia/Mapa, Alexandre Strapasson, participam, desde segunda-feira (26/11), da 18ª Consulta Informal entre a Associação Mundial dos Plantadores de Beterraba e Cana (WABCG, em inglês) e o Conselho da Organização Internacional do Açúcar (OIA), em Londres.

Terça e quarta-feira, Bertone e Strapasson participam do 16º Seminário Internacional Anual da OIA, com o tema Um brilhante futuro para o açúcar e etanol – realidades e mitos. As principais questões econômicas, comerciais e políticas que envolvem a produção de açúcar e etanol fazem parte da programação.

O Brasil é líder no mercado mundial de açúcar, com 18,9 milhões de toneladas exportadas, em 2006, e nos últimos cinco anos, com crescimento de 45% do comércio mundial de açúcar. A exportação, de janeiro a outubro deste ano, ficou em 16,3 milhões de toneladas, o que corresponde a US$ 4,3 bilhões.