A espanhola Abengoa Bioenergía fechou acompra de 100% do capital do grupo Dedini Agro, assumindo o controlede suas operações.
O preço da aquisição foi de US$ 297 milhões, segundo comunicadodivulgado pela companhia espanhola, que acrescenta que, com aoperação, a Abengoa, matriz da Abengoa Bioenergía, assume uma dívidade US$ 387 milhões.
A Dedini Agro é uma das maiores empresas de produção de bioetanole de plantação e processamento de açúcar do mercado brasileiro, quea cada ano produz mais de seis milhões de toneladas decana-de-açúcar.
A empresa possui duas indústrias em São Paulo que operam comcustos produtivos que a colocam entre as companhias maiscompetitivas do Brasil e do mundo, acrescenta a nota.
Com a compra, a Abengoa Bioenergía passa a ser a única empresa domundo a atuar nos três grandes mercados de bioetanol: EstadosUnidos, Brasil e Europa.
Após a aquisição da Dedini Agro, a Abengoa Bioenergía esperaobter grandes crescimentos na produção das indústrias do Brasil,inaugurar ao menos uma nova fábrica e comercializar de forma maisefetiva a produção do país, usando suas atuais redes comerciais.
Além disso, a Abengoa Bioenergía poderá aplicar a tecnologia queestá desenvolvendo de etanol celulósico sobre o bagaço dacana-de-açúcar, para aumentar a médio prazo a produção e reduzir oscustos de forma eficaz.
A Abengoa Bioenergía é o maior produtor europeu e quinto nosEstados Unidos, e o único ator global em bioetanol, com mais de umbilhão de litros anuais de capacidade instalada no total.
A empresa matriz, Abengoa, é uma companhia tecnológica que aplicasoluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável nos setoresde infra-estruturas, meio ambiente e energia.
A companhia tem cotação em Bolsa e está presente em mais de 70países, nos quais opera com seus cinco Grupos de Negócio: Solar,Bioenergia, Serviços Ambientais, Tecnologias da Informação eEngenharia e Construção Industrial.