Mercado

Indústria voltou a crescer no último trimestre de 2003

Pela primeira vez nos doze últimos meses a atividade industrial brasileira superou os 50 pontos indicando a confirmação da retomada do crescimento do setor, anunciado no ano passado. A constatação é da sondagem trimestral feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) referente ao periodo outubro/dezembro de 2003. Segundo a pesquisa, que ouviu mais de mil empresas, o desempenho da indústria no último trimentre de 2003 foi positivo devido, principalmente, a fatores sazonais que sugerem um movimento de retomada de crescimento.

“Com toda a certeza, as expectativas de 2004 são positivas e superiores que as de 2003. O desempenho da economia já foi mais favorável no final deste ano e deve continuar assim,” disse o coordenador da Unidade de Política Econômica da CNI Flávio Castelo Branco.

Segundo ele, não significa que não haverá graus de incertezas e dificuldades na economia. “Talvez a decisão do COPOM – Comite de Política Monetaria do Banco Central, da última reunião de interromper, na última reunião, a trajetória de queda dos juros passe uma visão um pouco prejudicial para as empresas quanto às suas decisões de negócios e investimentos”.

Mesmo assim, as expectativas das indústrias são otimistas para os próximos seis meses. Segundo a pesquisa divulgada hoje, quase metade das empresas de grande porte e 40% das pequenas e médias observaram aumento da produção e das vendas nos últimos meses, enquanto mais da metade desses mesmos empresários declararam que mantiveram o nível de empregados dos meses anteriores.

O estudo apontou, ainda, que o número de empresas com avaliações negativas sobre a situação financeira da indústria diminui. Apesar das previsões de aumento dos preços, a indústria prefere avaliação mais cautelosa. “Não acredito num processo generalizado e explosivo de remarcação de preços, até porque a renda real e a demanda das famílias não comporta isso”, disse Castelo Branco, afirmando que a inflação dos últimos meses é sazonal. (Fonte: Agência Brasil)

Banner Revistas Mobile