Mercado

Biocombustíveis e MDL são pauta de reunião no MCT

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, encontrou-se na tarde desta segunda-feira (25) com o representante especial para Mudanças Climáticas do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, John Ashton. Na pauta, o Mercado de Créditos de Carbono e a cooperação tecnológica na área de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).

De acordo com o funcionário britânico, o governo de seu país está sensibilizado e realizando esforços no sentido de diminuir as emissões de CO2 na atmosfera, e um de seus objetivos é conhecer as realizações brasileiras nessa direção.

Além disso, Ashton demonstrou interesse no programa nacional para a produção de biocombustíveis e os reflexos da atividade para a agricultura e a biodiversidade do País.

O ministro Rezende falou das iniciativas do governo brasileiro no campo de MDL – no qual em termos de reduções de emissões projetadas, o Brasil já ocupa o terceiro lugar, após a China e a Índia.

Também presente à reunião, o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, Luis Antonio Barreto de Castro, esclareceu ao representante do Reino Unido que nem a biodiversidade nem a produção de alimentos no Brasil devem ser comprometidas com o programa de biocombustível.

Segundo o secretário, “o País dispõe de grandes parcelas de terra já utilizadas na pecuária extensiva e em outras culturas agrícolas, as quais poderão ser aproveitadas para essa nova finalidade”.