A demanda de petróleo da Organização dosPaíses Exportadores de Petróleo (Opep) cairá em 2010 devido aoaumento de fontes de energia alternativa, como os bicombustíveis, asareias betuminosas e o gás natural, previu hoje a entidade.
“A demanda do petróleo da Opep estará em 2010 quase um milhão debarris diários abaixo do nível de 2005”, calculou a Opep norelatório “Perspectiva Mundial do Petróleo 2007”.
Na prática, segundo as estimativas da organização, os países queformam a Opep produzirão, em 2010, 30,2 milhões de barris diários(mbd), abaixo dos 31,1 mbd que produzia em 2005, apesar da demandamundial de petróleo aumentar em 6,4 milhões mbd em relação a 2005.
Nesse ano, os países produtores não pertencentes à Opepproduzirão cinco milhões de barris diários a mais do que em 2005.
No entanto, são as fontes de energia “não convencionais”, comodefine a própria Opep, que vão experimentar um crescimento maisamplo nos próximos anos.
A maior expansão será registrada na extração de petróleo deareias betuminosas no Canadá, que passará de 1 mbd em 2005 para 5mbd em 2030.
Por outro lado, a Opep fez ressalvas no setor de biocombustíveis,ao ressaltar que leva “a incerteza sobre os volumes futuros deoferta e procura”.
No total, segundo os cálculos da organização, vão ser produzidosno mundo em 2030 mais de 10 mbd de forma “não convencional”,incluindo o biocombustível, um aumento de 2 mbd em relação a 2005.
A Opep destaca, além disso, a sustentabilidade ecológica e socialdos biocombustíveis e afirma que é preciso estudar o efeito que seuuso a grande escala terá no planeta.
Acrescenta que “o impacto da utilização generalizada dosbiocombustíveis na qualidade do ar nas zonas urbanas ainda não foiplenamente avaliado”.
Por isso, a incerteza no nível de demanda global dos 12 paísesque integram a Opep poderia ter um efeito negativo nos investimentosfuturos da organização para explorar suas riquezas petrolíferas.
A Opep frisou que os elevados preços atuais do petróleo se devemaos problemas nas refinarias e não à falta de petróleo nos mercados.
O relatório prevê que a demanda mundial de petróleo subirá dos 83mbd em 2005 para 118 mbd em 2030, dos quais 49,3 mbd serãoproduzidos pelos países da Opep.