Mercado

Petrobras quer limite de preço e selo de qualidade para álcool

A Petrobras planeja estabelecer uma faixa de preços ao álcool vendido pelas usinas brasileiras dentro do seu programa de exportação. “A Petrobras deve criar uma faixa de flutuação, com um piso e com um teto”, disse o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, após reconhecer que a flutuação do preço do combustível é um “desafio” à empresa. O álcool tem apresentado nos últimos anos fortes oscilações de preço por conta não somente de questões relacionadas à safra, como também devido às pressões de demanda, especialmente a do exterior.

O principal mercado onde a estatal está de olho para exportar etanol é o Japão, país que pretende fechar um contrato de longo prazo, de 10 a 20 anos. “O Japão gostaria de ter [uma faixa de preços] e os produtores também gostariam”, disse. Na semana passada, a estatal fez o primeiro embarque ao Japão de álcool brasileiro dentro dos padrões de qualidade internacional.

A estatal também pretende criar um selo de qualidade para o álcool brasileiro vendido no exterior, o que vai garantir que as usinas estão de acordo com as leis trabalhistas. Ele admitiu que a Petrobras comprou álcool de uma empresa recentemente multada pelo Ministério do Trabalho, por violar as leis trabalhistas. Segundo ele, essa usina já foi descredenciada pela estatal.