As obras do primeiro grande alcoolduto do País – para escoar etanol de Goiás ao Porto de São Sebastião, em São Paulo – nem começaram e a Petrobrás já bateu o martelo para um segundo projeto do tipo. O duto será igualmente extenso, com cerca de 900 quilômetros, e ligará Campo Grande (MS) ao porto de Paranaguá (PR). A estimativa é de que os dois alcooldutos custem em torno de US$ 2 bilhões. “Temos de acelerar a logística para preparar o aumento das exportações de etanol, principalmente para a Ásia”, diz Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento da Petrobrás.
Ele informou que estão catalogados 40 projetos privados de fornecimento de álcool para o Japão. A estatal negocia, ainda, o abastecimento dos mercados na Coréia, África do Sul e China. Esta semana, uma missão da Petrobrás foi à China para identificar novas oportunidades de negócios neste e em outros segmentos. Há dez dias, a estatal fez seu primeiro embarque para os Estados Unidos, numa carga de 12 milhões de litros de álcool. Antes, apenas produtores privados exportavam o produto para o mercado norte-americano. “Os Estados Unidos serão um grande mercado”, diz Costa, revelando, contudo, a aposta mais imediata na Petrobrás é na Ásia. “Vamos vender para o Japão de 3,5 bilhões a 4 bilhões de litros de etanol por ano até 2010. É mais do que todo o volume vendido pelo Brasil ao exterior no ano passado, que foi de 2,8 bilhões”, exemplifica o executivo.
O primeiro alcoolduto foi formalmente anunciado no início do mês pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como obra integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Até 2010 nós teremos que ter o duto passando por essa região”, discursou o presidente, na ocasião, em solenidade na cidade mineira de Uberaba. Com 1.150 quilômetros, a rede sairá de Senador Canedo, em Goiás, atravessará Minas em direção a São Paulo, passando por Ribeirão Preto, maior região produtora de álcool, e pela Refinaria de Paulínia, a maior do País, até chegar ao porto. O tempo previsto de construção da gigantesca obra é de dois anos.