Ribeirão Preto, O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calculado pelo Centro Universitário Moura Lacerda, com base na metodologia da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), referente a abril, apurou um aumento médio no preço do álcool em Ribeirão Preto (SP) de 8,22%. O final do período de entressafra foi o responsável pelo comportamento
A informação já havia prevista, no mês passado, por um dos responsáveis pelo levantamento, o professor de economia do Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas “Professor Paulo Dantas da Silva Júnior” (Nepe) Moura Lacerda, Anderson Salvador Romanello. “Isso não deve se repetir para maio, devido ao aumento grande da oferta trazida pela intensificação da safra”, afirmou Romanello. “As primeiras informações apontam para uma queda ou até uma pequena retração”, especula.
De acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), cerca de 140 usinas começaram a moagem na região Centro-Sul, num total de 268 unidades, 17 delas iniciando as operações neste ano.
O levantamento registrou uma inflação de 0,4% para Ribeirão Preto em abril. Dentre as dez maiores contribuições para esse resultado aparecem o leite, a gasolina, a energia elétrica e o álcool combustível, nessa ordem.