Mercado

Vaivém das commodities

O ministro da Agricultura do Japão, Toshikatsu Matsuoka, dirigiu ontem um carro movido a álcool e ficou impressionado com o desempenho. Em sua curta visita ao Brasil, ele esteve na fábrica da Honda, na cidade de Sumaré (SP). Matsuoka mostrou-se indignado com o fato de uma montadora japonesa fabricar carros a álcool no Brasil mas não no Japão.

IMPRESSIONADO 2

Matsuoka também ficou impressionado com o desenvolvimento tecnológico brasileiro no uso do álcool combustível. Após a visita ao Brasil, o ministro disse que pretende dedicar toda a sua força para cumprir mais aceleradamente a meta do governo japonês de adicionar 10% de álcool à gasolina.

PRIMEIRO PASSO

De acordo com o ministro, no final de abril alguns postos no Japão começaram a vender gasolina misturada com álcool, mas em proporção muito pequena -abaixo dos 3% permitidos pela legislação.

A TODO O VAPOR

A produção de cana-de-açúcar deve crescer 53% neste ano em relação a 2006 em Uberaba (MG). Os dados são do IBGE, que aponta produção de 3,4 milhões de toneladas para esta safra. A área de cana na região subiu para 56 mil hectares.