O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que o mundo vai se curvar aos biocombustíveis e que, quando isso acontecer, o Brasil não terá adversários. Para Lula, o uso de combustíveis renováveis é irreversível e, mesmo assumindo a dianteira na produção, o Brasil não precisará reduzir a área de plantio de alimentos.
– Eu agora estou convencido de que a questão do álcool e do biodiesel é irreversível. Podem falar o que quiserem, mas é irreversível, o mundo vai se curvar aos combustíveis renováveis, o mundo vai se curvar e, na hora em que o mundo se curvar, não tem ninguém que possa competir com o Brasil. E não vamos tirar nenhum metro quadrado de plantar alimento – disse.
Segundo Lula, o país tem 440 milhões de hectares de terra para a agricultura. Desse total, 1% é para cana-de-açúcar, 29%, para pasto, e 4%, para soja. Há 80 milhões livres para plantar.
– O que a gente não pode é ceder aos discursos dos nossos adversários, que lá da Europa vão dizer: não, porque vai invadir a Amazônia. Quem tem interesse em defender a Amazônia somos nós brasileiros, e não eles. Nós temos interesse em defender a Amazônia – disse.