Ribeirão Preto (SP), Graças ao agronegócio, em especial o setor canavieiro, a Mercedes-Benz chegou à liderança do mercado interno de caminhões pesados no primeiro trimestre deste ano. Segundo números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Mercedes-Benz registrou no período 27,9% do mercado de caminhões com capacidade máxima de tração (CMT) acima de 45 toneladas, deixando Volvo (25,7%) e Scania (23,6%) para trás. Enquanto o mercado de caminhões pesados cresceu 7,4% no primeiro trimestre deste ano, para 5.466 unidades, a Mercedes-Benz avançou 36,3%, para 1.525 unidades. Deste total, 60% representam vendas para o setor de agronegócio.
A Mercedes-Benz não tem dados exatos sobre vendas de caminhões canavieiros. Mas, na região de Ribeirão Preto, onde se tem a maior concentração de canaviais do planeta, a liderança da marca reflete as vendas para usinas e transportadoras de matéria-prima.
A Ribeirão Diesel, que tem a concessão em Ribeirão Preto e mais 33 municípios da região, vendeu 66 caminhões nos três primeiros meses deste ano, sendo 37 extrapesados, todos para a operação canavieira. “Nossa participação no mercado de extrapesados na região subiu de 16% para 37%”, informa Ronaldo Cesquim, gerente de vendas da Ribeirão Diesel.
Segundo a Mercedes-Benz, o último ano em que a marca liderou o segmento de pesados foi 2003. Embora não admita, a companhia pretende repetir o desempenho neste ano. “Nosso foco não é a liderança, mas o cliente. A liderança é o resultado desta postura”, diz Euclydes Ghedin Coelho, gerente de vendas de caminhões para o mercado interno da DaimlerChrysler do Brasil.
Segundo Coelho, além da própria linha de extra-pesados, denominada Axor, outro trunfo da marca são os Axor Center, centros especializados de vendas e pós-vendas de extra-pesados implantados na rede de concessionários. Neste ano, já foram ou serão inaugurados onze Axor Center, totalizando 40.
Para serem homologados pela fábrica com o Axor Center, os concessionários têm de atender a alguns pré-requisitos, como dispor de caminhões Axor para test-drive, ter vendedor especializado em caminhões extra-pesados, instrutor de operação, assessor à frotista, estoque estratégico de peças e oferecer assistência técnica 24 horas por dia.
Um dos líderes no setor canavieiro é o Axor 3344 para operações fora-de-estrada, como o transporte de cana-de-açúcar da lavoura às usinas em estrada de terra e topografia acidentada. A capacidade máxima de tração do modelo é de 123 toneladas. O Axor 2831 também roda bem nos canaviais, pois pode ser equipado com pneus de alta flutuação, para evitar a compactação do solo, e pode tracionar “Julieta” com até quatro eixos. A CMT deste 6X4 com plataforma é de 63 toneladas mas, em operações internas, traciona bem mais.