Mercado

Palocci vê setor pronto para competição internacional

Em entrevista exclusiva ao JornalCana, o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, fez uma ampla avaliação sobre o setor sucroalcooleiro, lembrando que a agroindústria canavieira “se apóia em tecnologia desenvolvida no país, gera uma atividade competitiva internacionalmente, cria empregos e economiza divisas para o país.”

O ministro advertiu, entretanto, que “é necessária uma maior articulação dos empresários do setor, ainda muito dispersos, já que o governo pode induzir o progresso da atividade, mas o trabalho fundamental continua a ser dos empreendedores e das empresas”. Palocci fez ainda considerações sobre o mercado externo do álcool e do açúcar, explicando que “o governo está atento às novas oportunidades no âmbito das negociações da Alca (Área de Livre Comércio das Américas)”.

Para o ministro, “o setor é um dos mais estratégicos dos agronegócio nacional”, definindo que a agroindústria canavieira “ precisa menos do Governo do que pensa e tem muito mais força econômica do que imagina ter”. Ele confirmou ainda que “o governo está sempre disposto a buscar mecanismos criativos e eficientes que ampliem a capacidade de investimento e, como tem dito o presidente Lula, a função do governo é induzir as ações neste sentido”. Para ele, “as empresas devem empenhar-se em construir um modelo de negócios que explore o caso de sucesso que o Brasil é no mundo em termos de produção de combustível renovável a partir da biomassa”.

Leia entrevista completa do ministro Antonio Palocci na edição deste mês do JornalCana.