Com um investimento de R$ 450 mil, a Cosan, empresa brasileira do setor sucroalcooleiro, acaba de criar o programa de MBA Gestão e Tecnologia, voltado às lideranças da companhia que atuam nas áreas agrícola e industrial. Desenvolvido em parceria com o Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas da Esalq/USP) e o Laboratório de Negócios SSJ, o curso teve início este mês e visa preparar profissionais para assumir cargos mais altos no futuro ou possíveis postos em aberto. “Queremos ter talentos prontos para enfrentar um mercado aquecido nos próximos três anos”, afirma Luís Veguin, diretor administrativo da Cosan.
“O setor sucroalcooleiro no país vive um momento de expansão, em razão da vinda de grupos internacionais para cá e dos anúncios de investimentos em novas usinas. E estamos nos antecipando a uma possível escassez de mão-de-obra ou assédio do mercado aos nossos profissionais”, diz. A turma é formada por 31 executivos que terão aulas durante 15 meses. O programa intercala módulos técnicos e comportamentais, ministrados por professores da Esalq e de outras unidades da USP, além de consultores com atuação em cursos de MBA das principais universidades do país. Os alunos receberão certificação pela USP de especialização em gestão e tecnologia no setor sucroalcooleiro.
Segundo Veguin, a iniciativa também teve como objetivo a necessidade de profissionalizar a equipe para modernizar a gestão da Cosan e fazer frente à nova realidade do segmento, cada vez mais competitivo e internacionalizado. Durante o curso, os participantes passam a ter uma visão de como funcionam as áreas agrícola e industrial, que são interligadas no processo de produção sucroalcooleira. “Ainda pretendemos capacitar estes executivos para que dominem as modernas tecnologias de economia e gestão aplicadas à necessidade da empresa, reforçando ainda habilidades de relacionamento interpessoal”, diz o diretor.