Mercado

Safra Centro-Sul 2007/08 terá maior produção de álcool, informa Unica

A safra de cana-de-açúcar 2007/08 na região Centro-Sul será mais alcooleira do que atual 2006/07, segundo estimativa do presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho. Segundo ele, esta constatação se deve ao fato de que entraram em operação na próxima safra 16 novas unidades produtoras e outras 12 inauguraram expansão em sua capacidade produtiva, quase todas elas voltadas para a produção de álcool.

A metade dessas novas usinas está localizada no Estado de São Paulo, seguidas por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Ele disse também que o fato de os preços da açúcar estarem hoje em patamares inferiores aos registrados no início da safra anterior, também leva as usinas a produzir mais álcool.

Carvalho disse que não haverá problema de desabastecimento de álcool no mercado interno durante esta entressafra. “A produção existente de álcool é suficiente para abastecer o mercado e ainda garantir um estoque de passagem sem precisar de produto da safra nova, que entra em meados de abril, para equilibrar a oferta.”

Carvalho disse que durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril, a oferta mensal de álcool no Centro-Sul será superior a 1,07 bilhão de litros. Este volume foi o consumido em novembro de 2006 na região. Carvalho não quis, contudo, afirmar se a oferta será suficiente para evitar uma alta nos preços do álcool.

Na avaliação final da safra Centro-Sul 2006/07, a moagem de cana ficou em 371 milhões de toneladas, volume 10,1% superior ao registrado na safra passada, que foi de 336,9 milhões de toneladas. O volume foi recorde histórico. A produção de açúcar atingiu 25,8 milhões de toneladas e foi 17% superior a 22 milhões de toneladas da safra passada.