Ministros da Agricultura da União Européia (UE) concordaram hoje em ampliar o programa que incentiva a produção de biocombustíveis a fim de incluir os novos membros do bloco. Isso significa que Bulgária, República Tcheca, Estônia, Chipre, Letônia, Lituânia, Hungria, Malta, Polônia, Romênia, Eslováquia e Eslovênia vão receber 45 euros por hectare que for destinado à produção de oleaginosas e beterraba, produtos que são usados na produção de energia renovável.
“A energia renovável é prioridade crescente para a União Européia. O esquema de promoção teve um bom início (em 2004). Agora é justo darmos aos produtores de todo o bloco a chance de se beneficiarem dele”, afirmou Mariann Fischer Boel, comissária de Agricultura e Desenvolvimento Rural da UE.
Boel sublinhou que o aumento da produção de biocombustíveis, como etanol e biodiesel, deve diminuir a dependência da Europa da importação de petróleo, além de reduzir as emissões de gás e proporcionar aos agricultores novas oportunidades de negócio. As informações são da Dow Jones.