Mercado

Preço do milho cai 3,17% em Chicago

Fundos vendem posições com a proximidade do balanço anual. Os preços futuros do milho tiveram ontem queda de 3,17% na Bolsa de Chicago. Os contratos com vencimento em março foram negociados a 366 centavos de dólar por bushel.

Segundo analistas de mercado, com a proximidade do encerramento do ano – ocasião em os fundos fazem um balanço do desempenho anual da commodity – os investidores saíram vendendo posições. “Os fundos venderam 11 mil lotes. Esse movimento pode ser entendido como uma realização de lucros muito forte motivado pelo fim de ano e preços altos??, diz o analista de mercado da AgraFNP, Fábio Turquino Barros. “Eles aproveitaram os preços altos para tentar liquidar as posições??, acrescenta Barros.

Entretanto, o analista diz que a tendência é de alta para os preços da commodity no ano que vem, decorrente do aumento da demanda por combustíveis renováveis, principalmente nos Estados Unidos.

Soja

As cotações da soja também caíram ontem em Chicago. Os contratos com a entrega em março foram negociados a 668,25 centavos de dólar por bushel. Para Barros, os preços da soja recuaram pelos mesmos motivos do mercado do milho, já que a oleaginosa tem uma relação grande entre as commodities milho e trigo, por conta da procura cada vez maior para a fabricação de combustíveis renováveis.

Açúcar

O açúcar teve ontem na Bolsa de Nova York a cotação mais baixa das duas últimas semanas movido pelas vendas especulativas do mercado.

O preço dos contratos com vencimento em março caiu 1,86%, cotados a 11,58 centavos de dólar por libra-peso.