Mercado

Petrobras estuda produção de biodiesel no Nordeste

A Petrobras anunciou na sexta-feira que iniciará estudos técnicos e econômicos para avaliar a possibilidade de produzir etanol e biodiesel no interior do Nordeste. Os estudos – que serão feitos em colaboração com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – avaliarão o potencial da região para a produção de etanol a partir de cana de açúcar, biodiesel de grãos produzidos na região e energia elétrica do bagaço da cana.

As duas companhias procurarão áreas localizadas no interior dos estados de Bahia, Pernambuco e Piauí “para implementar centros de bioenergia” visando contribuir para “o desenvolvimento sócio-econômico destas regiões”, informa nota distribuída pelas duas empresas que na sexta-feira assinaram um protocolo de intenções.

A iniciativa surgiu depois que, no início deste mês, a Codevasf assinou um acordo com uma das maiores tradings japonesas, a Itochu Corp., para a realização de estudos semelhantes de viabilidade sobre o vale do Rio São Francisco..

O Nordeste brasileiro é uma região fundamental para a produção de cana de açúcar, mas em algumas áreas precisa de irrigação, o que pode elevar abruptamente os custos de produção. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar. É também o segundo maior produtor mundial de etanol depois dos EUA, mas o maior exportador.