Mercado

PETROBRAS investe R78 mi em usina de biodiesel na Bahia

A Petrobras assinou nesta quarta-feira contrato com a empresa de engenharia Intecnial para construção da sua primeira unidade de biodiesel, em Candeias, na Bahia. A usina custará cerca de 78 milhões de reais e vai produzir 57 milhões de litros por ano.

“O município de Candeias foi escolhido pela Petrobras por diversos fatores, sendo os de maior destaque: a proximidade com as bases das distribuidoras de combustível e mercado consumidor, e a localização privilegiada em relação aos meios de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, informou a empresa em nota.

Os principais insumos para produção de biodiesel da usina serão óleos vegetais como dendê, algodão, mamona e soja. Outras oleaginosas como girassol, amendoim e gergelim estão sendo estudadas, assim como a gordura animal e álcool.

“A produção de oleaginosas será desenvolvida no entorno da planta industrial e poderá gerar emprego e renda para cerca de 25 mil famílias de agricultores da região, informou .

A estatal disse ainda que mais dois contratos serão assinados. Um para construção de uma usina em Montes Claros, Minas Gerais, e outro em Quixadá, Ceará.

A Petrobras informou que está analisando mais 15 projetos de construção de usinas para alcançar a meta estratégica de produzir 855 milhões de litros de biodiesel por ano, em 2011.

As futuras usinas seriam em várias regiões do país em parceria com diferentes investidores, desde grandes grupos econômicos até cooperativas de trabalhadores rurais, explicou a estatal.