Mercado

Centro de tecnologia em Campos

A cidade de Campos terá um Centro avançado de Vocação Tecnológica com foco voltado para energia. O objetivo é o desenvolvimento de tecnologia avançada para modernizar a exploração no setor de petróleo, produção de álcool, biodiesel, energia solar e eólica.

O projeto começou a ser discutido ontem, em Brasília, durante encontro entre o prefeito Alexandre Mocaiber e o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, com a participação do deputado federal Alexandre Cardoso. A soma de recursos envolvida no projeto ainda está em fase de levantamento, mas os benefícios para a região representam um grande salto social e econômico.

Um dos fatores positivos seria a consolidação do município como um dos grandes impulsionadores da diversificação da matriz energética, criando alternativas para o fim do ciclo do petróleo. O município desenvolveria tecnologia de ponta para o setor alcooleiro, tecnologia que vem ganhando mercado desde a assinatura do tratado de Kioto, da mesma forma que o biodiesel e também a energia solar e eólica (gerada através do vento).

“A incubadora tecnológica já é uma realidade em Campos. Este projeto reúne prefeitura, Uenf, Cefet, Associação Comercial e outras entidades. Da mesma forma, pretendemos envolver esses parceiros no desenvolvimento deste Centro de Vocação Tecnológica”, avaliou o prefeito.