Mercado

Esalq: Perspectivas da agroenergia no Brasil

Traçar um panorama geral do potencial e dos problemas da agroenergia no Brasil é o objetivo do seminário “Agroenergia: Interação entre Estado e Sociedade Civil no Século XXI”, que será realizado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), nesta segunda-feira (18). A promoção é do Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica da Agricultura e dos Complexos Agroindustriais (GEPHAC) do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, Núcleo de Economia Agrícola do Instituto de Economia da Universidade de Campinas Unicamp) e Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

O evento propiciará aos agentes envolvidos nas várias cadeias divulgar as perspectivas deste segmento e debater os pontos importantes para o desenvolvimento sustentado do setor. Para que isto aconteça, estão programados dois painéis: Panorama e Perspectivas do Álcool Combustível no Século XXI e Panorama e Perspectivas do Biodiesel no Século XXI .

Pesquisadores e profissionais de diverssos ministérios, do Incra, da Petrobrás, da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, de universidades e de outros organismos serão os debatedores dos painéis propostos.

Ao final da cada painel pretende-se elaborar um documento com as principais políticas necessárias para o crescimento e desenvolvimento dos setores de álcool combustível e biodiesel.

O seminário, que acontecerá no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ, das 8 às 18 horas, tem entrada franca e podem participar alunos, profissionais da área, pesquisadores e demais interessados.